"Político sem coragem não vai a lugar algum"

Kiko Hoff relata no Momento do Empreendedor sua experiência à frente da Prefeitura de Portão

23/06/2022

Kiko Hoff, prefeito municipal de Portão,RS

Esta foi uma das muitas frases de impacto que o prefeito de Portão, Kiko Hoff, citou no Momento do Empreendedor que a ACIST-SL promoveu nesta quinta-feira, 23. Em meio a várias pausas para controlar a voz embargada quando relembrava algumas situações vividas durante o mandato, Hoff apontou os resultados obtidos na atual gestão e os muitos desafios que ainda virão. Ele veio para São Leopoldo para contar como utiliza os conhecimentos de empresário – foi diretor do Grupo Hoff – no ambiente público. “É preciso coragem, determinação e união da equipe”, sintetizou, citando elementos do ambiente corporativo, como ‘pensar fora da caixa’, investimento em tecnologia e estímulo às diversas equipes, além de priorizar a economia – a exemplo das apenas quatro secretarias que compõem o governo. A união de pastas, que permitiu o enxugamento da  folha de pagamento gerou redução de despesas em torno de 42%. Por outro lado, o dissídio salarial elevou em 10,5% o salário dos servidores, além de compensações no Vale Refeição. “A produtividade dos colaboradores está ligada aos salários. Com servidores satisfeitos, a  produtividade aumenta”, ensina.

A emoção embargou sua voz ao falar da Educação. “O que mais me desafia e me satisfaz é inaugurar uma escola. Em Portão, a qualidade do ensino municipal é igual às escolas particulares”, orgulha-se. Salas com ar condicionado, notebooks para todos os professores, Todos os alunos da rede pública recebem kits escolares, alimentação e transporte.

Asfaltamento em todas as ruas e utilização de LED na iluminação pública são os próximos desafios, que serão executados com recursos próprios, o que exigirá determinação e estratégias. “Há muitos momentos em que o político precisa utilizar uma palavra antipática, mas muito necessária: Não”, ensinou. “Realmente, é muito difícil dizer não para outros interesses, mas é imprescindível para que se faça uma boa gestão. Mesmo que se tenha ameaça de impeachment”, assinalou. Hoff também relatou o diálogo permanente com o setor empresarial. “As portas estão sempre abertas e compartilhamos todos os projetos. Assim, recebemos o apoio da comunidade para implantá-los”.

O vice-presidente de Tecnologia da ACIST-SL, Daniel Klafke – que representou o presidente Felipe Feldmann - destacou a importância de conhecer projetos públicos que causam impacto na sociedade, principalmente quando os agentes vieram da iniciativa privada. “O prefeito de Portão deixou uma mensagem de que, com diálogo e parcerias, muito pode ser feito”.

A reunião-almoço contou com presença de associados, veículos de informação e de autoridades como Ardênio Silveira D´Avila, vice-prefeito de Portão, Priscila Lemmertz, secretária municipal de Administração e Governo de Portão, Jaqueline Wogt, diretora de Indústria e Comércio de Portão, Gilmar Gonçalves Leiria, tenente do 25° Batalhão da Polícia Militar, Eduardo Hartz, delegado da 3ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana, Michele Arigony, delegada da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, Valdir Mattos, vice-presidente Regional da Federal, Madeleine Hilbk, conselheira da Federasul, Fabiane Latorre Santos, representando o Sebrae Vales, Rogério Daniel da Silva, presidente do CONSEPRO, Renê Engroff, presidente da OAB Subseção São Leopoldo e Ingrid Marxen, diretora do Museu Histórico de São Leopoldo.

O Momento do Empreendedor contou com o patrocínio da Sicredi Pioneira, Stihl, SKA, Frontec, Colégio Sinodal, Datwyler e Vila Rica.

Fonte: Imprensa ACIST-SL | SENHA Comunicação Integrada | Texto e Fotos: Elizabeth Renz