ACIST SL – Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Tecnologia de São Leopoldo Parceiros Voluntários Unidade ACIST-SL

A ACIST-SL sedia desde 2005 a unidade de São Leopoldo da ONG Parceiros Voluntários – uma Organização da Sociedade Civil, sem fins lucrativos e apartidária, criada em 1997 por iniciativa do empresariado do Rio Grande do Sul, com a missão de qualificar pessoas e instituições, visando comunidades proativas e solidárias.
Partindo da crença de que toda pessoa é solidária e um voluntário em potencial, a Parceiros Voluntários multiplica, através de milhares de voluntários, seus conceitos e conhecimentos em benefício das comunidades onde atua. Apoia uma rede de OSCs devidamente credenciadas. Confira AQUI quem são e torne-se um voluntário

Visão: Viver numa sociedade sustentável tendo por base pessoas éticas e participativas.
Missão: Qualificar pessoas e instituições, por intermédio de Tecnologias Sociais e Voluntariado, visando comunidades proativas e solidárias.
Crenças e Valores: Toda pessoa é solidária e um voluntário em potencial. A filantropia e o exercício da cidadania, pela prática do voluntariado, são indispensáveis para a transformação da realidade social. O voluntariado organizado é a base do desenvolvimento do Terceiro Setor. Todo trabalho voluntário traz retorno para a comunidade e para as pessoas que o realizam.

A prática do princípio da subsidiariedade é indispensável à autonomia das comunidades para seu desenvolvimento.
O desenvolvimento sustentável é alcançado pela interação entre os sistemas econômico, ambiental, cultural e social.

Programas desenvolvidos pela ONG Parceiros Voluntários:

Fortalecimento da Teia Social – As Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que compõem o Terceiro Setor mobilizam a sociedade para as causas que defendem, cumprindo importante papel na garantia dos direitos sociais. Pode-se dizer que o advento dessas organizações vem acompanhado por uma preocupação com públicos socialmente desassistidos e com demandas sociais latentes. Suas atividades contribuem para a melhoria da realidade social, aliadas ao idealismo de suas causas, mas nem sempre acompanhados do profissionalismo de sua gestão. Com o intuito de fortalecer essas Organizações é que a Parceiros Voluntários desenvolve o programa Fortalecimento da Teia Social.
O objetivo é assessorar as OSCs que tenham interesse em receber voluntários e qualificar sua gestão, contribuindo para o desenvolvimento da cultura do Trabalho Voluntário Organizado e potencializando o atendimento às causas.
Em 12 anos de atuação, a Unidade Parceiros Voluntários SL já mobilizou mais de 1.500 voluntários, contanto, atualmente, com 22 organizações sociais cadastradas.

Valores na Educação – Em atenção aos princípios do Estatuto da Juventude e alinhado às políticas públicas e diretrizes internacionais, este programa é composto pela Tecnologia Social Tribos nas Trilhas da Cidadania, que busca contribuir para a promoção da autonomia e emancipação do público infanto-juvenil; a valorização da sua participação social e política; da identidade e da diversidade individual e coletiva, reconhecendo cada um dos participantes como sujeito de direitos universais, geracionais e singulares.
Como resultado, a Parceiros Voluntários visa ao protagonismo infanto-juvenil, a preservação de valores culturais e de cidadania, bem como o desenvolvimento da atitude empreendedora. Saiba mais: http://www.parceirosvoluntarios.org.br/tribos/
Em 2016, o movimento Tribos envolveu 11 escolas municipais, 01 estadual e 01 organização da sociedade civil em São Leopoldo, totalizando 500 alunos participantes.

Atividades realizadas na Unidade de São Leopoldo:

Sendo Um Voluntário na PráticaSendo um Voluntário na Prática: A atividade propicia o contato direto com o público atendido pelas organizações sociais, sendo que os voluntários se organizam em grupos para levar alegria, afeto e atenção para crianças, adolescentes e adultos em situação de vulnerabilidade social.
Voluntários mobilizados: média de 20 voluntários por mês
Público atendido: 38 idosos do Pensionato Sono Tranquilo

Sábado SolidárioSábado Solidário: A iniciativa é uma das mais importantes fontes de arrecadação de alimentos para o combate à fome na região Vale do Sinos e coordenada pelo Banco de Alimentos de São Leopoldo. Diversas entidades participam, dentre elas a Parceiros Voluntários, que mobiliza voluntários para incentivar doações da comunidade.
Ponto de arrecadação da Parceiros Voluntários: Macromix Atacado (Av. João Corrêa, 1827 – Centro – SL)
Voluntários mobilizados: média de 26 voluntários por mês.
Arrecadação: média de 350 kg de alimentos por mês.
Entidades beneficiadas: 53 organizações sociais cadastradas junto ao Banco de Alimentos.

Criança CidadãCriança Cidadã: Criado em 2004, o projeto reúne crianças e adolescentes no Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (16º GAC-AP) para um dia de cidadania, voluntariado e preservação do meio ambiente.
Nº de participantes: média de 700 crianças por ano.
Voluntários mobilizados: média de 30 voluntários.

Mantenedores da Parceiros Voluntários:
As empresas mantenedoras apoiam e patrocinam as ações da Unidade Parceiros Voluntários em prol do desenvolvimento da comunidade, exercendo o protagonismo social para a construção de uma sociedade mais justa e solidária. Atualmente, este quadro é formado pelas seguintes empresas:

FKL Máquinas Hidráulicas
Imobiliária Vila Rica