ACIST SL – Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Tecnologia de São Leopoldo Filme Gerações emociona público na ACIST-SL

4 de outubro de 2018

ACIST SL - Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Tecnologia de São Leopoldo - Filme Gerações emociona público na ACIST-SL

“A ACIST-SL está muito feliz em sediar a exibição desta obra, pois ele tem relação direta com uma das nossas bandeiras, que é a Valorização da Cidade. Por meio dela, a entidade quer promover, sediar ou apoiar todas as iniciativas de resgate da autoestima do leopoldense. E contar a história da imigração alemã, que teve seu início na nossa cidade, vem ao encontro desta bandeira”, disse Oldemar Brahm, presidente da ACIST-SL, sobre a entidade sediar a apresentação do documentário Für Immer – Gerações, realizado pelo Grupo Sinos para mostrar a vida dos descendentes dos imigrantes alemães do Rio Grande do Sul.

Assim como grande parte do público que lotou o auditório da ACIST-SL na noite de ontem (3), Oldemar também estava emocionado com os depoimentos das pessoas que têm estreita ligação com a cultura germânica. Leila de Camargo, diretora de Responsabilidade Social que colaborou para que a exibição acontecesse na entidade, apontou o quanto foi importante trazer o evento para a entidade, oportunizando a várias pessoas que conhecessem a associação. Destacou ainda que foi uma noite muito especial e de energia, gerando um resgate ao que a cidade tem de bom.

Após a exibição, parte da equipe de produção e o professor e historiador Martin Dreher participaram de um debate com o público. Para Jeison Rodrigues, coordenador do documentário e editor-chefe do Jornal NH, a reação das pessoas são semelhantes. “Muitas vezes o público expressa as mesmas emoções que nós, que trabalhamos na produção”.

Ele esteve presente como o produtor Moacir Fritzen e o idealizar Fernando Gusmão.

Für Immer – Gerações o segundo filme que o Grupo Sinos produz sobre a imigração alemã no Vale do Sinos. Retrata histórias das famílias descendentes de alemães, resgatando a memória e aspectos culturais concebidos através da imigração.  São especialmente emocionantes os depoimentos falados no dialeto Hunsrück, assim chamado devido à região alemã de onde vieram os primeiros imigrantes e que soma palavras em português.

O documentário pode ser acessado gratuitamente no site www.furimmer.com.br

Testo e fotos: Imprensa ACIST-SL | SENHA Comunicação Integrada


Notícias Relacionadas


Für Immer-Gerações


Comentários