ACIST SL – Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Tecnologia de São Leopoldo Sobre a ACIST-SL

A história da ACIST-SL iniciou em 21 de março de 1920, quando 36 empresários decididos a garantir infra-estrutura para o crescimento da economia local reuniram-se no prédio nº 83 da rua Independência. Naquela data, criaram a Associação Comercial de São Leopoldo, que teve como presidente João Reinaldo Müller. O primeiro presidente ficaria no cargo por cinco anos.
Com o passar dos anos, a entidade foi ganhando força no município, mantendo sempre o propósito de representar e defender os ideais da classe empresarial. Em 1963, a entidade fundiu-se com a Associação do Comércio e Indústria de São Leopoldo, criando, assim, a ACISL. A expressão Serviços foi acrescentada em novembro de 1991. Com a alteração do estatuto, a entidade passou a denominar-se Associação Comercial, Industrial e de Serviços de São Leopoldo (ACIS-SL). Em 2006, foi realizada a fusão com a Associação de Empresas e Profissionais Liberais do Bairro Rio Branco (Assempli), fortalecendo ainda mais a entidade.
Conforme a Federação das Associações Comerciais do Rio Grande do Sul (Federasul), a ACIS-SL foi a 21ª entidade de defesa do comércio a ser criada no Rio Grande do Sul. Em diversas ocasiões, seus presidentes ocupam cargos de destaque e participam das campanhas nacionais e estaduais em defesa dos interesses dos comerciantes, dos industriais, dos prestadores de serviços e da comunidade rio-grandense em geral.

Em 2015, ocorreu nova alteração no nome, com a agregação da palavra Tecnologia. A mudança ocorreu para acompanhar o surgimento de empresas nesta área, principalmente devido à consolidação do Parque Tecnológico Tecnosinos.

Missão

Representar os associados em todos os atos da sociedade civil, oferecer serviços de excelência, atuar de modo plural e qualificado, integrando a comunidade leopoldense bem como os municípios limítrofes.

Visão

Ser referência para todas as empresas, congregando todos os setores em uma entidade forte, livre e representativa dos interesses coletivos de nossos associados.

Valores

Simplicidade - Honestidade - Transparência - Igualdade - Interesse coletivo - Pluralidade