ACIST SL – Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Tecnologia de São Leopoldo OSCs cadastradas

A Parceiros Voluntários Unidade ACIST-SL apoia uma rede de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que estão devidamente credenciadas para atuar com o voluntariado nas suas variadas formas. Segue abaixo um breve perfil de cada uma, bem como suas necessidades de voluntários. Dúvidas e sugestões podem ser enviadas para o e-mail parceirosvoluntarios@acistsl.com.br ou fone (51) 3037 6065.

1. Associação Beneficente de Resgate e Assistência Educacional (ABRASSE)

Endereço: Rua Dois, 215 – Vila Santa Marta (Arroio da Manteiga) – SL
Telefone: 51 98018-9545 | Responsável: Valdir Becker
associacaoabrasse@yahoo.com.br
https://www.facebook.com/associacao.abrasse/

Fundada em 2005, a ABRASSE atende crianças de 3 a 6 anos (Educação Infantil) , com o intuito de prestar serviços educativos, sensibilizando aspectos éticos, ambientais e socioculturais. Atualmente são atendidas 40 crianças em situação de vulnerabilidade social.
Mesmo a Abrasse possuindo convênio com a Prefeitura Municipal de São Leopoldo, não é o suficiente para suprir todas as necessidades. Por isso, a entidade busca, através de projetos e de auxílios voluntários de empresas, entidades e pessoas da comunidade, doações como brinquedos, materiais de expediente, alimentos entre outros.
Necessidade de Voluntários: Área de Serviço Social

2. Associação de Apoio à Criança e ao Adolescente (AMENCAR)
Endereço: Rua André Ebling, 234 – Santo André – SL
Telefone: 51 35882222 | Contato: Lisandra
amencarsul@amencar.com.br
http://amencar.org.br/

A Associação de Apoio à Criança e ao Adolescente (AMENCAR), uma instituição de atuação de âmbito nacional, é uma das pioneiras do Brasil na assessoria a organizações sociais e de Programas de defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes. O trabalho é voltado para soluções inovadoras de promoção ao protagonismo infanto-juvenil, apoio às famílias e estimulação do desenvolvimento sustentável das comunidades. Desta forma, contribui para o embasamento de políticas públicas inclusivas da população em situação de vulnerabilidade.
Necessidade de Voluntários: sem indicação no momento.

3. Associação de Lúpus e Outras Doenças Reumáticas do Vale do Sinos (Alureu)
Endereço: Rua Brasil,725 – Centro – SL
Telefone: 51 3593100 | Contato: Izabel
lupusvsinos@terra.com.br
https://www.facebook.com/aplsinos/

A associação atende pessoas com doenças reumáticas, incluindo mulheres, homens, crianças e jovens, com a missão de lutar pelos direitos dos pacientes reumáticos do Vale do Sinos, atuando na prevenção, orientação aos pacientes e seus familiares, assim como  a comunidade em geral.
Necessidade de Voluntários: Atendimento telefônico/secretaria

4. Associação de Assistência em Oncopediatria (AMO Criança)
Endereço: Rua Vidal Brasil, 1695 – Hamburgo Velho – NH
Telefone: 51 35824800 | Contato: Carla
projetos@amocrianca.com.br

http://amocrianca.com.br/

No início do ano de 1998, a Liga Feminina de Combate ao Câncer, o Hospital São Rafael e a Secretaria de Saúde do Município de Novo Hamburgo, perceberam a necessidade de uma instituição que atendesse as crianças e adolescentes portadores de câncer do Município de Novo Hamburgo. A partir desta demanda, em 23 de julho de 1998, é fundada a Associação de Assistência ao Menor em Oncologia – AMO, uma entidade de gestão do câncer infantil criada com a missão de identificar precocemente crianças portadoras de câncer e promover, sem custos, o atendimento especializado, proporcionando melhoria na qualidade de vida das famílias assistidas.
Em 2003, inaugurava-se a sede própria da AMO, localizada na Rua Vidal Brasil, Nº 1695 em Novo Hamburgo-RS.
Atualmente atende-se 62 crianças e adolescentes, em situação de vulnerabilidade social, de zero até 18 anos, portadoras de câncer, residentes em Portão, Estância Velha, Campo Bom, São Leopoldo ou em Novo Hamburgo.
Necessidade de Voluntários: para auxiliar no brechó.

5. Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Leopoldo
Endereço: Av. Theodomiro Porto da Fonseca, 264 – Centro – SL
Telefone: 35923436 | Contato: Maria Helena
apaeslee@gmail.com

http://saoleopoldo.apaers.org.br/

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Leopoldo é a primeira unidade da APAE no Rio Grande do Sul e uma das cinco primeiras do Brasil.
Oferece Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de grupo de convivência e atendimento de saúde, como fonoaudióloga, psicóloga, pedagoga e psicopedagoga. Além de terapias alternativas. Ao todo, são 36 profissionais especializados, que cuidam de mais de 250 alunos.
Necessidade de Voluntários: sem indicação no momento.

6. Associação Leopoldense de Deficientes (ALDEF)
Endereço: Rua Santo Antônio, 649 – Centro – SL
Telefone: 35927577 | Contato: Maria Cristina
aldef@via-rs.net

https://www.facebook.com/ALDEF-Associa%C3%A7%C3%A3o-Leopoldense-de-Deficientes-366498466789186/

Fundada em 1985, a Associação Leopoldense de Deficientes auxilia através de acompanhamentos e atividades de fortalecimento de vínculos, encaminhamento ao mercado de trabalho; exercício da cidadania e outras atividades pertinentes.

Necessidade de Voluntários: para ministrar oficinas de informática.

7. Associação Mantenedora Pandorga
Endereço: Rua Pedro Peres, 141, Rio Branco – SL
Telefone: 35887799 | Contato: Haide
apandorga@terra.com.br

http://www.pandorgaautismo.org/

A Associação Mantenedora Pandorga é uma entidade civil de caráter beneficente, e sem fins lucrativos, que integra a rede sócio assistencial de proteção social e defesa de direitos. O serviço ofertado articula-se com a rede e demais órgãos do sistema de Garantia dos Direitos, a fim de qualificar a intervenção e buscar a efetivação dos direitos das pessoas com um transtorno do espectro do autismo (TEA).
Desde sua fundação, a Pandorga trabalha pelo desenvolvimento e pela socialização de crianças, adolescentes e jovens adultos com autismo e psicose graves.
Realiza seu trabalho em dois centros de convivência: - a Pandorga Criança recebe diariamente 12 crianças de 4 a 12 anos, de 2ª a 6ª feira, das 13 às 17:30 horas; – a Casa da Pandorga recebe diariamente 28 adolescentes e jovens adultos a partir dos 13 anos de idade, de 2ª a 6ª feira, em regime de meio turno, das 07:30 às 12 e das 13 às 17:30 horas. As crianças, adolescentes e jovens adultos atendidos provêm de 5 municípios da Grande Porto Alegre.
Necessidade de Voluntários: Caminhadas à tarde – pessoas serenas e calmas.

8. Associação Meninos e Meninas do Progresso (AMMEP)
Endereço: Rua Dois, 200, Santos Dumont – SL
Telefone: 51 35895265 | Contato: Fabiane
administracao@brturbo.com.br

https://www.facebook.com/Associa%C3%A7%C3%A3o-Meninos-e-Meninas-de-Progresso-AMMEP-1859561044309037/

A Associação Meninos e Meninas de Progresso atende crianças, adolescentes e suas famílias através de um processo socioeducativo que visa superar condições de exclusão social, construindo alternativas que elevem os valores humanos de solidariedade, justiça, cooperação e paz para o desenvolvimento comunitário.
As atividades acontecem no contra turno escolar e oferecem aulas de dança, cidadania, higiene e meio ambiente. Além disso, os jovens atendidos recebem refeições adequadas ao turno.
Necessidade de Voluntários: apoio nas rotinas administrativas e serviços gerais.

9. Associação para o Projeto Amor (APRAMOR)
Endereço: Rua Sabino Magalhães, 236 – Santo André – SL
Telefone: 999109917 | Contato: Cida
mantenedora.apramor@hotmail.com

https://www.facebook.com/casa.apramor

A Associação para o projeto Amor mantém uma casa de acolhimento institucional localizada em São Leopoldo/RS. Tem como objetivo dar assistência às crianças em situação de vulnerabilidade e risco social. De cunho filantrópico, sua renda é gerada através de contribuições mensais de seus associados, doações e contribuições municipais.
Necessidade de Voluntários: sem indicação no momento.

10. Associação Vida Nova
Endereço: Rua Padre Anchieta, 420 – Cristo Rei – SL
Telefone: 35927066 | Contato: Ângela
associacaovidanova0@gmail.com

https://www.facebook.com/AssociacaoVidaNovaCrecheEscola/

A Associação Vida Nova é uma Instituição filantrópica, criada em 1989, mantenedora de uma Escola de Ensino Fundamental e do Centro de Atendimento Especializado a Criança com Multideficiência, tendo como parte do currículo, LIBRAS em todas as turmas.
A entidade tem como missão servir com excelência por meio da educação e assistência, formando cidadãos éticos, solidários e competentes, onde as diferenças não façam diferença.
Necessidade de Voluntários: Horta / Manutenção

11. Centro Medianeira
Endereço: Núcleo do centro: Rua Florêncio Câmara, 409. Núcleo Campina: Rua Uruguai, 851, Vicentina.
Telefone: 51 3037-1087 | Contato: Liege
administrativo@centromedianeira.org.br

https://www.facebook.com/centro.medianeira/

Atento às demandas das comunidades e às orientações da Política de Assistência Social, o Centro Medianeira realiza hoje seu trabalho direto em dois espaços: na Vila Campina, acolhendo demandas das regiões norte e nordeste e na sede da instituição, acolhendo demandas do centro e de outras regiões da cidade. Ao todo são previstos 300 atendimentos, com atividades de segunda a sexta-feira.
A proposta segue o previsto no SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos), para crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos. As atividades têm como objetivo principal prestar um serviço para conviver em grupo, vivenciando experiências construtivas para a infância ou adolescência, fortalecendo as relações e os vínculos familiares e com a comunidade. Para as crianças, as atividades são de cunho lúdico pedagógico e trabalham a cultura, a cidadania, o protagonismo, a educação ambiental, através da música, da capoeira, do teatro, da atividade física, entre outras. Para os adolescentes, as atividades enfatizam a cidadania, as relações humanas, colocam em debate as questões da adolescência, a partir de atividades com vistas à iniciação profissional, nas áreas de embelezamento, moda, artesanato, e artefatos de madeira. A nível de município, o CM está muito bem articulado com toda a rede de atendimento.
Necessidade de Voluntários: sem indicação no momento.

12. Cruz Vermelha Brasileira
Endereço: Rua Bento Gonçalves, 508, Centro – SL
Telefone: 51 35926163 | Contato: Fernando
cvbsaoleopoldo@ig.com.br

http://www.cruzvermelha-rs.org.br/filiais-municipais/

Há mais de 74 anos a Cruz Vermelha Brasileira – Filial do Município de São Leopoldo – RS mantém uma Escola do 1º ao 9º para crianças da região com alto índice de vulnerabilidade. O trabalho desenvolvido busca a formação de cidadãos conscientes do seu papel para com a sociedade e mais preparados para a etapa seguinte de seus estudos que será voltada para o mercado de trabalho. Com um regime de estudo integral, os alunos contam com aulas regulares no período da manhã e com reforço escolar na parte da tarde. Dentro do plano de estudo, os alunos também contam com aulas de informática, recreação, educação civil e rodas de leitura.
Necessidade de Voluntários: Apoio administrativo e brechó.

13. Fundação de Assistência à Criança e ao Adolescente (Casa Aberta)
Endereço: Av. Henrique Bier, 4050, Arroio da Manteiga – SL
Telefone: 51 35754831 | Contato: Cleide
casaaberta@brturbo.com.br

http://fundacaocasaaberta.blogspot.com.br/p/contato.html

A Fundação de Assistência à Criança e ao Adolescente de São Leopoldo, fundada em 1996, é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, dependente financeiramente de repasse de entidades governamentais, de promoções e doações da comunidade, tendo como público alvo o acolhimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, decorrentes de abandono, negligência, maus-tratos e abuso sexual.
A Fundação executa os programas Casa Aberta Padre Cândido Santini e Casa Abrigo Maria Emília de Paula, regulados pela Promotoria e Juizado da Infância e Juventude de São Leopoldo.
Necessidade de Voluntários: Projetos específicos durante a semana (recreação / hora do conto / lavanderia, brechó aos sábados).

14. Grupo Missionário SOS Criança
Endereço: Rua Marechal Rondon, 473 – Rio dos Sinos – SL
Telefone: 51 35920966 | Contatos: Rosalina
grupomissionariososcrianca@gmail.com
O Grupo SOS Criança está localizado no Bairro Rio dos Sinos, em São Leopoldo, e atua promovendo o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, bem como o atendimento aos seus familiares. Atualmente, presta auxílio a 82 crianças e adolescentes da região.
Necessidade de Voluntários: Aulas de canto e/ou música

15. Instituto Humanitas Talitha Kum
Endereço: Rua Frederico Mayer, 1120, Feitoria – SL
Telefone: 51 35752191 | Contato: Isabel Cristina
ihfcceitalithakum@gmail.com
http://www.ccitalithakum.com.br/
O Instituto Humanitas FAAP – Seção São Leopoldo, Centro Comunitário Infantil Talitha Kum é uma organização Não-Governamental, sem fins lucrativos, que desenvolve um trabalho de promoção da Cultura da Vida, Cidadania e Dignidade Humana em situação de desestrutura e risco social. O CCI Talitha Kum está localizado no bairro mais populoso do município de São Leopoldo, com aproximadamente 40 mil habitantes e presta atendimento à cerca de 142 crianças e adolescentes.
Com a intenção de colaborar no desenvolvimento social e de parcelas populacionais menos favorecidas, o Centro Comunitário Infantil reúne esforços e mobiliza a comunidade para despertar a dignidade, com ênfase aos aspectos sócio-educativos, alimentar/nutrição, cultural, espiritual e recreativo destinados a crianças, adolescentes, famílias e idosos.
Necessidade de Voluntários: Para as atividades de Padaria e Costura.

16. Instituto Leopoldense do Idoso Pensionato Sono Tranquilo
Endereço: Rua Otto Daudt, 2080, Feitoria – SL
Telefone: 51 35754854 | Contato: Helena
sono.tranquilo@gmail.com
O Instituto Leopoldense do Idoso Pensionato Sono Tranquilo atende 38 pessoas em situação de vulnerabilidade social, no bairro Feitoria, em São Leopoldo. Com o apoio da iniciativa pública e privada, através de doações e eventos organizados por voluntários, o Pensionato é um espaço de assistência e fortalecimento de vínculos, que acolhe e promove a defesa de direitos dos idosos da região.
Necessidade de Voluntários: Acompanhamento – Sendo um voluntário na prática.

17. Instituto Educacional Espírita IEDE
Endereço: Rua Nereu Ramos, 1138 – Duque de Caxias – SL
Telefone: 35895583 | Contato: Ana Paula
iede.ong@gmail.com
https://www.facebook.com/IEDE-S%C3%A3o-Leopoldo-158738417623898/
Desde 1992, o Instituto Educacional Espírita atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social através de serviços educacionais, socioculturais, desportivos e recreativos de qualidade.
Necessidade de Voluntários: Organização do Brechó.

18. Instituto Lenon Joel pela Paz
Endereço: Rua Alfredo Gerhardt, 788 – São Miguel – SL
Telefone: 35926842 | Contato: Delci
secretaria.lenon@hotmail.com

https://www.facebook.com/onglenon.pelapaz/

O Instituto Lenon Joel pela Paz foi fundado em 08 de novembro de 2006, depois de uma tragédia que vitimou Lenon Joel Backes, 16 anos, filho único do casal Noli Backes e Senaile Backes.
O Instituto Lenon atende crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos, moradores da região Oeste de São Leopoldo, mais especificamente dos bairros São Miguel e Vicentina, em situação de vulnerabilidade social, encaminhados pelo CRAS da região,  com o objetivo principal de Promoção da Paz através de educação social.
As crianças e adolescentes participam diariamente das atividades planejadas pelas educadoras (hora do conto, mediação de conflitos, recreação, jogos pedagógicos, etc). Além destas atividades possuímos oficinas de teclado, violão, futebol, informática, artesanato e xadrez que são optativas, para quem tem interesse.
Necessidade de Voluntários: Apoio na secretaria; Oficinas recreativas; diversas atividades.

19. Associação Artecultural Paz Isaura Maia
Endereço: Casa Caminho Padre Orestes: Loteamento Tancredo Neves, Arroio da Manteiga / Abrigo Clara Francisco: Rua Corte Real, 180 – Scharlau – SL.
Telefone: 51 998717940 | Contato: Eliene
isauraclarafrancisco@gmail.com

https://www.facebook.com/Associa%C3%A7%C3%A3o-Artecultura-Para-a-Paz-Isaura-Maia-287769088087227/

Criada em 2008, a entidade conta com dois projetos sociais voltados para jovens em situação de vulnerabilidade social: a Casa Caminho Padre Orestes, que atende crianças e adolescentes de seis a 17 anos no contraturno escolar, para fortalecimento de vínculos, e a Casa Caminho Clara Francisco, no bairro Scharlau, que acolhe crianças à espera de adoção ou reinserção na família.
Necessidade de Voluntários: Inclusão digital; dança; educador físico; artesanato e psicologia.

20. Associação Força Rosa
Endereço: Av. São Borja, nº 1860 – Fazenda São Borja – SL
Telefone: 51 99176 0032 | Contato: Márcia
forcarosa@yahoo.com.br

https://www.facebook.com/GrupoForcaRosa/

A Associação Força Rosa nasceu com o objetivo de promover a qualidade de vida e a autoestima de mulheres diagnosticadas com câncer de mama, na cidade de São Leopoldo e Região Vale do Sinos. As atividades acontecem através de um grupo de apoio que se reúne semanalmente, na sede da organização. As atividades realizadas incluem biodança; terapia em grupo com acompanhamento psicológico; artesanato; rodadas de bate papo e estímulo ao trabalho voluntário organizado.
Necessidade de Voluntários: Assistente Social e Oficineiro de Artesanato.

21. Associação Turma do Sopão
Endereço: Av. João Correa, 3622 – Vicentina, SL
Telefone: 51 35920999 | Contato: Andrea
pedagogaandreacorreia@gmail.com
https://www.facebook.com/2%C2%BA-Lar-da-Associa%C3%A7%C3%A3o-Turma-do-Sop%C3%A3o-403000703229375/?ref=br_rs
A Associação Turma do Sopão trata-se de um centro Comunitário de Educação Infantil, que desenvolve atividades para crianças e adolescentes, assim como iniciativas voltadas à reciclagem e brechó.
Necessidade de Voluntários: sem indicação no momento.

22. Comunidade Terapêutica Fazenda Renascer
Endereço: Rua Rio de Janeiro, 522, bairro Ouro Branco, NH
Telefone: 35862610 | Contato: Angela
renascer@fazendarenascer.org.br
http://fazendarenascer.org.br/
A Comunidade Terapêutica Fazenda Renascer é uma entidade sem fins lucrativos e sem vínculos religiosos e que tem como finalidade a prevenção, recuperação e reinserção social de dependentes químicos e de álcool, bem como o apoio às famílias afetadas pelo problema, sem fazer distinção quanto à cor, raça, condição social, grau de instrução, credo político ou religioso.
Necessidade de Voluntários: Psicologia; Serviço Social; Nutrição; oficineiros (música, artes, culinária, Tai Chi).

23. Apae Novo Hamburgo
Endereço: Rua Carijós, 602 – Bairro Jardim Mauá – Novo Hamburgo
Telefone: 51 3595-3388 | Contato: Tatiana
direcao@apaenh.com.br
A Apae de Novo Hamburgo foi fundada em 28 de agosto de 1963, é uma instituição sem fins lucrativos e econômicos. Tem por objetivo atender crianças, adolescentes e adultos com deficiência, prestando atendimento nas áreas da saúde, educação, cultura, desporto, lazer, preparação, inserção e manutenção para o mercado de trabalho, dentre outros.
Necessidade de Voluntários:
Área de manutenção – Serviços Gerais, pequenos reparos, horta, elétrico, hidráulico e pintura, porteiro.
Área pedagógica - profissional para contação de histórias, dança, teatro, música, psicomotricista, educador físico, arte terapeuta, musicoterapeuta.