SK IDIOMAS e Intercâmbios e Rádio União FM juntos na Alemanha

27/06/2019

 

Em comemoração aos 195 anos da imigração alemã, o jornalista Rodrigo Giacomet, apresentador rádio União FM (Novo Hamburgo/RS) está acompanhando o grupo de Intercâmbio Cultural e Histórico de Resgate de Origens, coordenado pelas diretoras Solange Kamphorst e Arieli Bauermann, na Alemanha.


Os brasileiros estão seguindo um roteiro de viagens e passeios pela região de Hunsrück e arredores, a fim de juntar informações sobre seus antepassados. Dentre os lugares visitados para consultas de acervos históricos está a Diocese de Trier, que dispôs de arquivos para serem pesquisados por cada membro do grupo. Muitos intercambistas encontraram os nomes de seus antepassados que vieram ao Brasil a partir de 1824 e conseguiram descobrir qual a cidade de Origem da Família na Alemanha. Como resultado, no dias 27 e 28 de junho, os brasileiros foram recebidos ou pelos próprios familiares alemães, ou por cidadãos e representantes das cidades de origem. Serão dois dias de integração com a Família Alemã, em um momento de troca de história e experiências.


E em meio a esta programação, Rodrigo Giacomet faz uma cobertura com boletins diários e transmissões ao vivo, oferecendo um espaço para o depoimento de cada um dos integrantes. O intuito deste Projeto Cultural é incentivar os brasileiros a encontrarem suas origens, levando-os à Região de onde muitos Imigrantes vieram, para que as famílias se reencontrem e permaneçam ligadas.  


Rodrigo também está compartilhando outras informações importantes e curiosas sobre a sua viagem no país. Arieli e Solange, diretoras da SK Idiomas, acompanharam Rodrigo em algumas reuniões como tradutoras e parceiras; um destes locais foi o Castelo de Montabaur, onde funciona a Academia das Cooperaiivas de Crédito Alemão, a ADG – referência Mundial em Cooperativismo de Crédito. Foram recebidos por coordenadores da sede, que lhes explicaram a importância do cooperativismo para o desenvolvimento econômico e social do País. Outro espaço visitado pelo trio foi a Cityradio Trier, emissora da cidade onde o grupo de intercambistas mora durante as duas semanas de viagem.

Fonte: SK Idiomas

› Compartilhe

— LEIA TAMBÉM —

novidades

Receba nossas novidades. Cadastre-se gratuitamente.

Top