SK Idiomas: Diretoras relatam experiências na Rádio União FM

14/06/2019

 

 

As diretoras da SK Idiomas e Intercâmbios, Solange Kamphorst e Arieli Bauermann, foram entrevistadas pelo jornalista Rodrigo Giacomet, apresentador do programa Lado B, da Rádio União FM de Novo Hamburgo. Durante o bate-papo, realizado nesta terça-feira (11), ambas falaram sobre o Programa de Resgate de Origens - o Intercâmbio Cultural e Histórico pelo Hunsrück e seus arredores.

 

Elas relataram  também um pouco sobre suas histórias pessoais e em comum, a partir do momento em que trabalharam juntas no serviço público de Dois Irmãos, até o momento atual, com a administração da SK Idiomas e Intercâmbios, com sede em São Leopoldo. Suas histórias de vida se mesclam e são muito parecidas, pois ambas tiveram o contato com o dialeto alemão em casa desde pequenas e aprenderam português somente na escola, aos sete anos.

 

Rodrigo questionou sobre o período em que cada uma morou na Alemanha, já que ambas tiveram a oportunidade de residir no país por períodos mais longos.  Por isso conhecem tão bem o país, e principalmente, as regiões que visitam em seus intercâmbios. “E foi a partir destas estadias na Alemanha, e voltas ao Brasil, que surgiu a vontade de mostrar a mais pessoas a experiência rica e emocionante de ver o Heimatland – terra natal, que os imigrantes e seus descendentes aqui no Brasil ainda honram e sonham conhecer”, disseram.

 

Na segunda etapa da entrevista, Arieli explicou a ideia do Intercâmbio de Resgate de Origens, que busca, além de conhecer e descobrir as belezas da Alemanha, o contato com familiares da árvore genealógica que permaneceram na Alemanha na época da Emigração. Elas deram exemplos de alguns intercambistas que tiveram a oportunidade de conhecer suas famílias na Alemanha, e foram recebidos inclusive com um café na casa antiga da família.

 

 “Nós somos o berço da imigração alemã no Brasil, no Rio Grande do Sul, e eu acho que é de fundamental importância a gente dar valor a essa cultura”, frisa Solange, salietando que a Rádio União, assim como a SK, tem esse compromisso de valorizar e promover a história e cultura da nossa região.

 

Rodrigo Giacomet anunciou, após a entrevista, que acompanhará o grupo de 21 a 27 de junho durante a segunda edição do Intercâmbio ao Hunsrück e arredores, que inicia a partir da próxima segunda-feira, dia 17.

 

A entrevista está disponível em vídeo no Facebook da Rádio União e nas redes sociais da Escola SK."

 

Fonte: SK Idiomas e Intercâmbio

› Compartilhe

— LEIA TAMBÉM —

novidades

Receba nossas novidades. Cadastre-se gratuitamente.

Top