Hospital Centenário lança a campanha para arrecadação de recursos

14/12/2018

Foi lançada, na tarde desta sexta-feira, dia 14, a campanha “Esperança Inspira. Ação Transforma” em favor da Fundação Hospital Centenário. Desenvolvida pela Agência Experimental de Comunicação da Unisinos (Agexcom), a campanha visa estimular o envolvimento e a participação efetiva da comunidade, que poderá doar de três formas :adesão à Nota Fiscal Gaúcha, com a indicação do Hospital Centenário como entidade beneficiada para receber recursos; indicação de doação através da conta de água emitida pelo Semae; e Troco Solidário (em farmácias, supermercados e demais estabelecimentos que aderirem a esta estratégia de doação). Na abertura do evento, a equipe da Agexcom apresentou a campanha às autoridades.

O evento contou com a presença do prefeito Ary Vanazzi, da presidente da Fundação, Quelen da Silva, e de representantes de diversas entidades do município. A ACIST-SL está sendo apoiadora do projeto.

É importante destacar que a primeira das três ações a entrar em vigor será a que estimula a adesão à Nota Fiscal Gaúcha. As outras duas formas de doar - pela conta de água emitida pelo Semae e Troco Solidário -, terão seu início a partir de 2019. A prestação de contas das arrecadações, bem como a divulgação de atividades relacionadas à campanha poderão ser acompanhadas pela população pelo site www.fhcsl.com.br/transforma Os recursos arrecadados serão investidos na qualificação da infraestrutura das unidades de UTI Adulto e UTI Neonatal.

Em seu pronunciamento, o prefeito Ary Vanazzi agradeceu ao expressivo número de entidades que prestigiaram o lançamento da campanha. “Precisamos desta construção coletiva, do envolvimento de toda a sociedade para buscarmos alternativas ao Hospital”, salientou, enfatizando a importância da escolha da destinação dos recursos às UTI´s Adulto e Neonatal, pela relevância dos serviços que oferecem à população.

O prefeito também reiterou o esforço que continuará fazendo no sentido de aumentar o financiamento para a área da Saúde. Atualmente, o Centenário recebe apenas R$ 2.1 milhões da União e R$ 255 mil do Estado, o que obriga a Prefeitura a arcar com 70% dos custos do Hospital, comprometendo investimentos em outras áreas.

Ao lado do Hospital Centenário, um conjunto de secretarias e órgãos constitui o colegiado de condução da campanha: Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico (Sedetec); Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae); Secretaria Municipal de Saúde (Semsad); Secretaria Municipal de Educação (Smed) e Orçamento Participativo (OP).

PROJETO SANCIONADO

Além do lançamento da campanha, Vanazzi sancionou o projeto do vereador Fabiano Haubert (PDT). Aprovado por unanimidade pelo Legislativo, o projeto cria o Troco Solidário no município. A iniciativa do vereador visa estimular a população, por meio da estrutura de comércio e empresas existentes no município, a contribuir com o Hospital doando o troco resultante do pagamento de compras efetuado em dinheiro.

Participaram do lançamento da campanha, a vice-prefeita Paulete Souto; o secretário de Saúde, Ricardo Charão; a procuradora-geral do município, Angelita Rosa; o diretor-geral do Semae, Nestor Schwertner; a líder do governo na Câmara de Vereadores, Ana Affonso; o secretário adjunto da Sedetec, Mário Rosito; o gerente administrativo da Unidade Acadêmica de Graduação da Unisinos, Alexandre Pinto Woffenbüttel; a presidenta regional do Lions, Cláudia Mattos; a advogada Jeanine Brum, do Instituto 2024; o presidente da Assemplife, Odinir de Zorzi; o presidente do Sindisaúde Vale do Sinos, Andrei Rex; integrantes do Lions Ana Terra; Ana Cristina Scherer Pereira, Vanessa Souza da Costa e Daniela Roraff, do Sesi; Elizabeth Renz e Fabiana Bevolo, da Acist; a vice-presidente de Operações do Centenário, Lilian Silva; o vice-presidente Administrativo, José Luiz Soares, o procurador-geral, Maicon Barbosa, e funcionários do Hospital.

 

Fonte: Jornalista Ana Garske | MTb 8443 | Fotos Felipe dos Santos Barboza| Fundação Hospital Centenário

› Compartilhe

— LEIA TAMBÉM —

novidades

Receba nossas novidades. Cadastre-se gratuitamente.

Top