EGP Energy é parceira do Governo do Estado para a Educação

31/05/2019

Faisal Karan, secretário Estadual da Educação e Marco martins, gestor comercial da EGP enrgy

Na manhã desta sexta-feira (31), a EGP Energy recebeu do secretário estadual de Educação, Faisal Karan, o certificado de empresa parceira do Governo do Estado e com a sociedade gaúcha por uma educação de qualidade. A cerimônia aconteceu no Palácio da Justiça e reuniu outras dezenas de empresas que participaram do Programa Escola Melhor: Sociedade Melhor. Marco Martins, gestor comercial da EGP Energy recebeu o certificado e esteve acompanhado pelo diretor executivo da Fundação Liberato, Ramon Hans, dos alunos Arthur Bueno Stein e Artur Gabriel da Silveira e professores da Fundação Liberato Salzano Vieira da Cunha, de Novo Hamburgo.

A EGP Energy foi contemplada devido à doação de quatro sistemas módulos fotovoltaicos e dois inversores para a Fundação Liberato Salzano Vieira, de Novo Hamburgo, que serão utilizados pelos dois alunos do curso de Eletrotécnica que estão desenvolvendo pesquisas neta área. Após a conclusão da pesquisa, os módulos passam a fazer parte permanente do patrimônio da instituição. “Pela primeira vez a Fundação Liberato oficializa uma doação por meio do Programa e pode celebrar de maneira oficial as parcerias entre empresas e a escola”. A declaração entusiasmada é do diretor executivo da Fundação Liberato, Ramon Hans.

Instituído pela Lei nº 14.734, de 2015, o Programa Escola Melhor: Sociedade Melhor tem o objetivo de fazer um grande mutirão de recuperação dos prédios escolares, envolvendo toda a sociedade na busca pela qualidade da educação gaúcha. Por meio do Programa, empresas e pessoas físicas podem firmar parcerias com as escolas de forma transparente e com o aval da comunidade.

As parcerias desenvolvidas através do Programa Escola Melhor: Sociedade Melhor viabilizam uma diversidade de ações junto às escolas e suas comunidades, estabelecendo colaborações que atendem aos mais variados aspectos de infraestrutura como troca de janelas, pisos, telhados, construção de espaços ou reformas específicas de dependências ou áreas externas.

Porém, esta proposta não se restringe somente a parcerias voltadas a infraestrutura das escolas. Pode também visar ao desenvolvimento de práticas que refletem aspectos multiculturais, tais como oficinas de dança, oficinas de teatro, oficinas de musicalidade, palestras para comunidade, oficinas e palestras para professores e funcionários e comumente as mais diversas doações de material pedagógico, material de expediente, mobiliário administrativo, mobiliário para sala de aula, equipamentos de climatização, multimídia, tecnologia, além de consertos e instalações diversas, bem como revitalização de áreas externas, paisagismo e outras de acordo com as necessidades específicas que cada instituição elenca em seu Plano de Necessidades.

Os sistemas doados pela EGP Energy serão utilizados no projeto “Smart Solar Energy – Sistema de monitoramento da geração solar fotovoltaica” desenvolvido por Arthur Bueno Stein e Artur Gabriel da Silveira, alunos do 4º ano do curso de Eletrotécnica. O Smart consiste no desenvolvimento de um dispositivo capaz de monitorar on-line os valores da produção de energia elétrica dos módulos solares fotovoltaicos através de um aplicativo para smartphone, possibilitando enviar notificações ao usuário sobre a situação em que se encontra o módulo diante do ambiente. “Para um módulo fotovoltaico apresentar um alto rendimento, sem perdas, ele necessita de irradiação solar em toda sua área. Dessa forma, é necessário o monitoramento da produção de energia elétrica dos módulos fotovoltaicos e promover manutenção preventiva caso preciso, visto que qualquer fator externo pode causar uma diminuição na sua geração de energia”, explica Silveira.

Fonte: Imprensa EGP Enrgy | SENHA Comunicação Integrada