De olho no mundial: Sinodal é campeão na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica

30/08/2019

Equipe de Robótica do Ensino Médio
Equipe de Robótica do Ensino Médio

 

 

Novamente o Colégio Sinodal será o representantes gaúcho na etapa nacional de robótica. Liderado pelo professor Jorge Jardim Jr, as equipes do Colégio Sinodal fizeram bonito na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que ocorreu no último final de semana no ginásio da Unisinos, em São Leopoldo. Fomos campeões em todos os níveis, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Para o fundamental (nível 1), concorremos com mais de 50 equipes do RS, e no Ensino Médio (nível 2), com mais de 60. Além do primeiro lugar geral nos níveis 1 e 2, uma equipe do Ensino Médio também conquistou o terceiro lugar na classificação no Nível 2.

 

Neste ano, participamos com 8 equipes de nível 1 e 4 de nível 2, sendo que, além da primeira colocação em ambos os níveis, cinco equipes ficaram entre as 20 melhores no nível 1 e 3 equipes entre as cinco melhores do nível 2. O melhor resultado que já alcançamos desde a nossa primeira participação em 2007. “Este ano teve um grande aumento na quantidade de participantes da OBR aqui no RS, e é muito gratificante ver como essa área tem crescido na educação básica e atraído cada vez mais alunos interessados a desenvolverem projetos utilizando a tecnologia como principal ferramenta”, afirma o Professor Jorge. A primeira edição, em 2007, ocorreu com apenas 4 equipes, já este ano foram 120. “O interesse da garotada pela tecnologia tem se refletido nesse aumento e os resultados que alçamos neste último fim de semana mostra que estamos no caminho certo com nosso projeto pedagógico de ensino de tecnologia. Ano após anos, temos quebrado recordes na quantidade de alunos inscritos na oficina de robótica, com projetos de muita qualidade sendo desenvolvidos por alunos de 6º ano à 3ª série do EM”, comemora.  

 

Agora, as equipes de Robótica do Sinodal iniciam o preparo para a etapa nacional, que ocorrerá entre os dias 22 e 26 de outubro em Rio Grande, reunindo as 50 melhores equipes do Brasil para definir qual será a representante brasileira no mundial de 2020 da Robocup, que ocorrerá na França.

 

Em 2013, o Sinodal também conquistou vaga para ser um dos representantes do Brasil no mundial (Robocup) de 2014, no qual ficou em 6º lugar geral do mundo na categoria Ensino Fundamental e 2º lugar no desafio aliança, sendo a melhor equipe do continente Americano.

 

Sobre a Olimpíada Brasileira de Robótica

 

A Olimpíada Brasileira de Robótica é um evento patrocinado pelo CNPq que ocorre em todos os estados do Brasil e este ano teve mais de 5000 equipes inscritas nos dois níveis. A prova consiste em desenvolver e programar um robô Autônomo capaz de simular uma missão de resgate em um ambiente hostil. Para isso, o robô deve ser capaz de, sozinho, identificar o caminho correto a seguir, desviar de obstáculos e identificar e resgatar vítimas numa zona segura.

 

Fonte: Imprensa Sinodal

› Compartilhe

— LEIA TAMBÉM —

novidades

Receba nossas novidades. Cadastre-se gratuitamente.

Top